A atividade de produção suína no Brasil possui grande importância econômica e social. As atividades que abrangem estes setores estão adotando uma postura de respeito à qualidade do meio ambiente e da vida, em virtude da produção de grandes quantidades de dejetos suínos, que devido à falta de tratamento adequado, ganhou status de potencial poluidor dos mananciais hídricos.
Quando não são manuseados e tratados adequadamente, constituem fonte de contaminação e agressão ao meio ambiente. Para desencadear uma produção econômica, tanto de grãos quanto de pastagens, pressupõe a oferta de nutrientes aos vegetais que não seja o solo, cuja quantidade e qualidade na obtenção destes materiais geram a produtividade que se pretende. Estas fontes são os adubos químicos e fertilizantes orgânicos, que podem ser usados de maneira exclusiva.
O nutriente contido nos dejetos tem alto valor nutricional para as plantas e solo, considerando a alta que os preços dos fertilizantes químicos têm sofrido nos últimos anos. Estes nutrientes, trazem vantagens e agregam valor aos resíduos, melhorando as condições físicas, químicas e biológicas do solo.
A poluição em decorrência do manejo inadequado dos dejetos suínos aumenta diariamente, seja pela maior visão ambiental do setor produtivo de carne suína, ou seja pelo aumento das exigências dos órgãos fiscalizadores em geral. Essa combinação de fatores tem provocado grande demanda junto aos técnicos no sentido de viabilizar soluções tecnológicas adequadas ao manejo e disposição dos dejetos de suínos, que sejam compatíveis com as condições econômicas dos produtores, que atendam as exigências legais e que possam ser de fácil acesso.
Com a grande expansão do plantio direto, é cada vez maior o número de propriedades rurais em que o dejeto líquido de suínos é aplicado diretamente sobre as plantas de cobertura, antecedendo a implantação das culturas. Os dejetos de suínos têm sido utilizados como fertilizantes do solo porque possuem elementos químicos que, ao serem adicionados ao solo, poderão ser absorvidos pelas plantas, da mesma forma que aqueles dos fertilizantes químicos.
A utilização dos dejetos suínos numa propriedade agrícola permite o desenvolvimento de sistemas integrados de produção que podem corresponder ao somatório de alternativas produtivas que diversificam as fontes de renda, promovendo maior estabilidade econômica.
Quer saber mais sobre destinação de resíduos de suínos?
Comentários