A suinocultura possui grande importância para a economia brasileira, tendo que a carne desses animais é frequente nos pratos do dia a dia. Assim quando falamos em comportamento reprodutivo, englobamos as diversas ações envolvidas na produção de descendentes, incluindo padrões como:
Acasalamento
Comportamento sexual
Parto
Cuidados com a prole
Além disso, possuí etapas importantes na reprodução dos suínos, elas seriam:
Cio
É o período em que as fêmeas aceitam o macho reprodutor para a fecundação. O tempo que dura o cio é de 24 a 48 horas e volta a aparecer 18 a 20 dias depois, caso a porca não seja fecundada, o cio reaparece, normalmente, 2 a 3 meses após o parto anterior ou mesmo 2 a 3 dias depois dele. O animal deve entrar em reprodução quando atinge 10 a 12 meses de idade, isso claro, desde que esteja com um bom desenvolvimento corporal. Apesar do animal poder ter uma nova gestação neste período, não é recomendado, tendo em vista que precisa ter uma atenção maior a alimentação dos leitões e um determinado tempo para recuperar a sua estrutura corporal.
Cobertura
Pode ser feita com o casal solto, livre em uma pocilga ou em um tronco para cobertura. Além da monta natural, pode ser utilizada a inseminação artificial e inseminação artificial em tempo fixo para o controle e melhoramento genético, ou quando a propriedade não dispõe de um macho reprodutor.
Gestação de suínos
O tempo de gestação é, normalmente, de 115 a 120 dias. Mas, em alguns casos essa fase pode durar entre 96 a 132 dias, dependendo da raça, quantidade de filhotes e condição corporal da fêmea. Neste período as gestantes devem receber, uma alimentação de qualidade e sais minerais essenciais. É uma fase em que a fêmea não devem engordar muito para evitar que o parto se torne complicado.
Parto
O parto pode ocorrer em qualquer período do ano. Para os trabalhos de parto, as matrizes devem receber os melhores cuidados de higiene, sendo mantidas em instalações adequadas, limpas e desinfetadas, evitando assim infecções, tanto nela quanto nos filhotes, nos dias frios, os leitões devem ser protegidos e aquecidos.
É importante notar que, próximo ao dia do parto, a fêmea suína deve ser separada das demais e colocada em uma baia própria para a maternidade. Durante o trabalho de parto a matriz deve ser observada por uma pessoa, que só intervirá, caso haja algum problema para o nascimento do filhote. Quando terminar o parto, e a placenta não for eliminada, ela deve ser extraída para evitar problemas graves como infecção e febre.
Número de filhotes
As ninhadas podem possuir mais de 12 filhotes, mas só devem ser deixados com a mãe de 6 a 8 leitões. Os demais devem ser passados para outras porcas. Durante o período de amamentação, as matrizes devem ser bem alimentadas para que produzam bastante leite.
Nascem com quatro dentes em cada maxilar. Estes dentes devem ser aparados para evitar ferimentos e dor, pois, embora pequenos, eles machucam as mamas durante as mamadas. Ao nascerem os leitões podem pesar, em média, de 700 a 1.300 gramas ou até mais, dependendo da raça.
Quer saber mais? Siga nosso Instagram!